Pular para o conteúdo

setembro 13, 2012

G1 destaca aprovação de projeto contra bullying

Projeto de lei pretende combater bullying nas escolas do Paraná

 

 

Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná(Alep) nesta quarta-feira (12) pretende combater o bullying nas escolas públicas e privadas do estado. A iniciativa, do deputado Douglas Fabrício (PPS), autoriza o governo do estado a implantar um programa especial de combate à prática.

O combate, na prática, deve ocorrer através de uma equipe multidisciplinar formada por professores, alunos, pais e voluntários. Estas pessoas devem promover atividades didáticas, informativas, de orientação e de prevenção ao bullying. “Faz tempo que estamos com esse projeto, desde as primeiras notícias sobre bullying no Brasil. Queremos fazer com que as escolas e preocupem com isso, como há quatro ou cinco anos não estavam”, justificou ao G1.

Uma proposta semelhante, do mesmo autor, chegou a ser aprovada na legislatura anterior, porém, foi vetada pelo então governador Roberto Requião (PMDB). “Ele vetou, alegou que era um projeto sem importância para a comunidade, mas é porque eu era oposição ao governo dele”, disse o deputado, quando questionado sobre a razão que o levou a reapresentar a proposta.

 

 

O texto do projeto estabelece como bullying as “atividades de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo (bully) ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

Contudo, segundo Fabrício, faz parte dos objetivos da proposta que a distinção entre bullying e as brincadeiras comuns possa ser feita com naturalidade. “Primeiro nós criamos um programa de reeducação para os professores, para depois eles irem implantando nas escolas”, explicou. Perguntado sobre como o trabalho deverá ocorrer, Fabrício outorgou a responsabilidade ao programa estadual. “Tecnicamente, o governo vai estudar. Eu acredito que o governador irá sim implantar este projeto”, afirmou.

 

A proposta deve ainda passar por mais duas votações, para que então seja encaminhada para a apreciação governamental.

http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/09/projeto-de-lei-pretende-combater-bullying-nas-escolas-do-parana.html