Pular para o conteúdo

agosto 27, 2012

Douglas e Rubens querem Fecilcam como Universidade e sede em CM

 O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) destacou nesta segunda-feira (27), na Assembléia Legislativa, os 40 anos de fundação da Faculdade de Ciência e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), completados na sexta-feira passada. Durante o discurso, o deputado defendeu a transformação da instituição em universidade estadual, com sede em Campo Mourão.   

Douglas lembrou que, ao contrário do governador anterior, que chamava a Fecilcam de “gambiarra”, o governador Beto Richa já atendeu as algumas de suas reivindicações, como o investimento de quase R$ 2 milhões em novas instalações da faculdade, o que vai permitir a ampliação de cursos e de vagas.

“Eu e o deputado Rubens Bueno estamos trabalhando há bastante tempo para que a Fecilcam se torne a sede da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar. Estou articulando isso na Assembléia e espero obter o apoio de todos os deputados que receberam voto na região”, disse Douglas.

Para o deputado, “transformar a Fecilcam em universidade vai significar mais oportunidade de ensino aos jovens e desenvolvimento da região”.

 Ele lembrou que, após concluir o ensino médio em Roncador, estudou Administração na faculdade de Campo Mourão e, em seguida, foi professor da instituição. “Tenho um compromisso de gratidão com a Fecilcam porque ela me deu a chance de fazer um curso universitário sem precisar deixar minha região. Hoje trabalho para que outros jovens de origem humilde como eu tenham a mesma oportunidade”, disse  

História –A história da Fecilcam começa em 1972, quando por lei municipal foi instituída a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam). A medida foi tomada pelo prefeito Horário Amaral e teve a colaboração do bispo Dom Elizeu Simões Mendes.

Na década de 80, o prefeito José Pochapski esteve à frente da luta pelo reconhecimento dos cursos existentes. Na época, a faculdade se chamava Facilcam, e era mantida pelo município com cobrança de mensalidades.

No início da década de 90, o então deputado estadual Rubens Bueno apresentou projeto de estadualização da faculdade na Assembléia. E, em 1987, ela se tornou Fecilcam.