Em reunião realizada nesta segunda-feira (02 de julho) com o reitor da UTFPR Carlos Eduardo Cantarelli, em Curitiba, os deputados Rubens Bueno (federal) e Douglas Fabrício (estadual) falaram sobre a liberação de R$ 5,4 milhões para as sedes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ainda neste ano. Os recursos que a bancada paranaense garantiu para Campo Mourão serão destinados às obras do acervo bibliográfico, blocos para professores e área administrativa. Entre as lideranças, também estavam presentes o diretor-geral da UTFPR em Campo Mourão, Narci Nogueira da Silva, o presidente da Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão), Marcelo Chiroli e o coordenador regional da Fiep, Ater Cristófoli.
“Com uma ação muito forte vamos consolidar o campus de Campo Mourão. Os recursos já estão liberados e serão aplicados já em 2012. Agora começamos a trabalhar para garantir mais no orçamento do ano que vem”, afirma Rubens Bueno, que citou também a intenção de viabilizar recursos para obras do ginásio da instituição.
Já o deputado estadual Douglas Fabrício reconheceu os benefícios que a ampliação da estrutura da UTFPR trará para Campo Mourão e os municípios da região. “Haverá um grande reflexo no desenvolvimento. Toda a sociedade vai absorver os efeitos positivos na nossa economia”, disse.
Para o reitor, a instituição de Campo Mourão passará por boas transformações com significativos investimentos. “A participação de Rubens foi decisiva para ser viável o desenvolvimento de um grande projeto de expansão, com novos espaços físicos, laboratórios. Ele é um parceiro de muitos anos da UTFPR. Agradecemos estes recursos. Um dos nossos objetivos é a construção de biblioteca de referência no país. A universidade de Campo Mourão apresenta grandes transformações. É a consolidação de uma universidade pública de qualidade”, afirmou o reitor Carlos Eduardo Cantarelli.
O diretor da sede da instituição em Campo Mourão, Narci Nogueira, declarou que o campus está na fase final do plano de reestruturação. “Os recursos obtidos com a atuação do deputado Rubens Bueno darão melhores condições para nossos alunos e comunidade. O parlamentar tem grande influência desde a implantação em 1995”, disse.
O presidente da Acicam, Marcelo Chiroli, avaliou de maneira positiva a liberação dos R$ 5,4 milhões. “O reflexo é imediato. A educação está diretamente ligada ao comércio e a indústria. O valor obtido pelo deputado é muito expressivo. A Acicam vê com orgulho esta atuação”, afirmou.
O coordenador regional da Fiep Áter Cristófoli destaca que a execução das obras será fundamental para qualificação da mão de obra do município e região. “Haverá o incremento dos laboratórios. A qualificação dos engenheiros é fundamental para fomentar novas indústrias. Quebraremos o circulo vicioso com desenvolvimento”, declarou.