Pular para o conteúdo

julho 31, 2012

Deputados sugerem Projeto de Desenvolvimento Regional para SEDU

Os deputados Rubens Bueno (federal) e Douglas Fabrício (estadual) apresentaram nesta terça-feira (31 de julho) uma proposta de elaboração do Projeto Regional de Desenvolvimento de Campo Mourão para o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri. Segundo Rubens, indicadores demonstram que a região tem necessidade de alavancar o desenvolvimento.

“Contamos com o apoio da Comcam para realizar o projeto. Nossa intenção é envolver o mundo acadêmico e o setor produtivo. A região precisa de um projeto de qualidade para se integrar”, disse o deputado. O parlamentar afirmou ainda que a proposta será viabilizada por meio de convênio entre o estado e a Fecilcam.

Também presente no encontro, o presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e prefeito de Ubiratã, Fábio Dalécio, disse que a principal intenção do projeto é a união de todos os municípios da região. “A UEM (Universidade Estadual de Maringá) e o IPARDES já estão fornecendo suporte. Os municípios da região não podem continuar se distanciando de Campo Mourão. A proposta é essencial para ocorrer a integração”, afirmou.

Ao receber a demanda apresentada pelos parlamentares, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, declarou que existe grande interesse para viabilizar o projeto. Ele também afirmou que está em andamento uma proposta elaborada pela ONU. “É um projeto na linha das Cidades Sustentáveis. Vamos começar o trabalho por algumas regiões e Campo Mourão faz parte. A secretaria já realizou reunião com acadêmicos e o setor industrial. Nossa intenção é envolver toda a sociedade e levantar todos os dados”, disse.

Silvestri ainda declarou que a secretaria vai promover seminário sobre o assunto com a participação do Ministério da Integração

Santa Casa Regional de Campo Mourão vai receber obras, mais recursos e novos equipamentos

 O secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo, anunciou nesta terça-feira, em Curitiba, um pacote de medidas que vai melhorar o atendimento na Santa Casa Regional de Campo Mourão. Entre elas estão obras para ligar os prédios do Pronto Socorro e da Maternidade à ala principal da Santa Casa, aumento no repasse de recursos para o custeio do atendimento e de novos leitos de UTIs, pagamento de dívidas atrasadas, além do repasse e conserto de equipamentos hospitalares com defeito.

“A Santa Casa tem sido uma grande parceira nossa e ajudou a diminuir a pressão por atendimento na região”, disse Caputo.

O anúncio foi feito durante uma audiência com os deputados Douglas Fabrício e Rubens Bueno, além do diretor da Santa Casa, Elmo Linhares, do prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, Fábio D´Alécio, e da prefeita de Farol e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciscomcam), Dina Cardoso.

“O empenho e a sensibilidade dos deputados Douglas Fabrício e Rubens Bueno foram fundamentais para que obtivéssemos mais essa importante vitória”, disse Linhares.

Obras – Entre as obras que vão interligar os novos prédios à Santa Casa estão a construção de corredores, galerias pluviais, esgoto, estacionamento e toda parte elétrica. “As obras do trevo de acesso estão em ritmo acelerado, o pronto socorro está em fase de pintura e a maternidade deve ser concluída até dezembro. Mas sem as obras complementares, toda essa nova infraestrutura não poderia ser inaugurada. E a população é quem iria sofrer as conseqüências”, explicou o deputado Douglas Fabrício.  

Repasses e UTIS – Outro acordo firmado durante o encontro foi que a Sesa vai pagar os R$ 129 mil que a Santa Casa tem direito por serviços prestados além do teto mensal. A secretaria também vai elevar o repasse mensal e custear mais seis leitos de UTis.

“Desde que fui prefeito em Campo Mourão, sempre mantive a preocupação de que o atendimento da Santa Casa fosse referência em qualidade e agilidade. A população merece e nós estamos lutando para que isso nunca deixe de acontecer”, explicou Rubens Bueno.

Equipamentos – Outra novidade é que em breve a Santa Casa vai receber um aparelho de Raio X de 500 microampères. A secretaria também vai assumir a responsabilidade pelos reparos em equipamentos com defeito.

“Foi uma reunião muito proveitosa e que vai garantir um salto de qualidade no atendimento da Santa Casa”, avaliou a prefeita Dina Cardoso.  

Ubiratã – Durante o encontro, Michele Caputo também anunciou que a Clínica da Mulher e da Criança de Ubiratã será inaugurada nos próximos dois meses. Segundo ele, o governo está adquirindo 70 kits com 70 itens cada para equipar todas as clínicas já concluídas no Estado.

“A notícia é boa e só podemos agradecer ao secretário pela atenção com a população de Ubiratã e de toda nossa região”, afirmou D`Alécio.