Pular para o conteúdo

junho 12, 2012

A pedido de Douglas, municípios da Comcam vão receber dez poços artesianos

Por indicação do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), oito municípios da região da Comcam serão contemplados com dez poços artesianos através do programa de Sistemas de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais, lançado nesta terça-feira (12) pelo governador Beto Richa, em Curitiba. Só a cidade de Campo Mourão irá receber três poços (veja lista abaixo).

O deputado participou do evento e ressaltou a importância do fornecimento de água de qualidade para os agricultores e para as comunidades instaladas nas zonas rurais.   “Conheço de perto o drama destas comunidades, que muitas vezes vivem exclusivamente da agricultura familiar e que enfrentam dificuldades por falta de fornecimento regular de água. Fico feliz de ter ajudado a acabar com este problema”, lembrou.  

Douglas também destacou o empenho do ex-presidente do Ipaguás Márcio Nunes na inclusão dos municípios da Comcam no programa. “Ele foi um grande parceiro e entendeu a necessidade das nossas reivindicações”, disse. 

Programa – Ao todo, 99 comunidades de 96 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Estado serão atendidos com po&ccedilccedil;os artesianos. O investimento será de R$ 11,5 milhões.  Trata-se da primeira etapa de um programa que pretende construir 480 poços captadores de água até 2014, a um custo estimado de R$ 58 milhões. O programa vai aproveitar o grande potencial dos aquíferos subterrâneos existentes no Estado para beneficiar as comunidades com água de qualidade tanto para consumo humano como para irrigação agrícola e para animais. 

Comcam – Os municípios atendidos na Comcam são: Araruna (Andorinha), Campo Mourão (Alto do Divino, Vila Rural Flor do Campo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Corumbataí (Catarina), Peabiru (comunidade Vila Rural), Maripá (Comunidade Maravilha), Quinta do Sol (Comunidade Serrinha), Mamborê (Bairro dos Caetanos) e Roncador (Rio Azul).