Boa notícia para os estudantes da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná, que pretendem fazer um curso universitário sem precisar se mudar ou viajar todos os dias para os municípios vizinhos. Em breve, o município deve receber mais opções de cursos oferecidos pelas universidades estaduais ou federais.
O assunto foi discutido nesta terça-feira (13), em Curitiba, numa reunião entre o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), a secretária municipal de Educação, Edilaine Ortiz Comunello, e o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto. O encontro foi agendado a pedido do secretário do PPS de Guaíra, Víctor Chamorro Barbosa, que também participou das discussões.
Edilaine explicou ao secretário que os jovens que hoje fazem cursos universitários são obrigados a percorrer diariamente longos trechos até as cidades maiores ou até o Mato Grosso do Sul. E que a única opção local são os cursos técnicos de ensino à distância. “Queremos facilitar a vida dos nossos estudantes e ajudar no desenvolvimento da cidade. E nossa prioridade é oferecer mais cursos na área de humanas”, disse.
Durante o encontro, o secretário de Ciência e Tecnologia adiantou que o governo federal autorizou a instalação de sete novos institutos de Ciência e Tecnologia no Estado. E que, após estudos de viabilidade técnica, uma delas pode ter Guaíra como sede.
Outra possibilidade em estudo é que a Unioeste, instalada em Cascavel, passe a oferecer os cursos em forma de extensão. Este assunto vai ser tratado em breve num encontro entre o prefeito Manoel Kuba e o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff. O encontro foi agendado pelo secretário a pedido do deputado estadual.
“Vamos acompanhar as discussões entre a prefeitura e a Unioeste e ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance. Guaíra é uma das cidades mais importantes do Paraná e está localizada num ponto estratégico do estado. Mas para que o município se desenvolva é preciso oferecer aos jovens educação de qualidade”, disse Douglas.