março 21, 2012
Douglas destaca aumento de fiscalização do Ipem no Paraná
O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) destacou nesta quarta-feira (21), na Assembléia Legislativa, o aumento da fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em todo o Estado neste ano.
Douglas lembrou que o número de verificações de instrumentos de medição (como taxímetros, bombas de combustíveis e balanças) cresceu 23,58% em relação a 2010. Na fiscalização de produtos pré-medidos (medidos e pesados sem a presença do consumidor), houve aumento de 7,60% no número de pré-exames (exame inicial feito no próprio ponto de venda) e de 9,50% nos exames oficiais.
“Este é um trabalho fundamental para a sociedade, mas que muitas vezes só é lembrado quando não é bem feito. Por isso temos que ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pelo Ipem em prol dos consumidores paranaenses”, afirmou
O parlamentar também revelou que, em 2011, o instituto realizou quase 259 mil verificações metrológicas – contra 208 mil em 2010. O Ipem também realizou no ano passado 204.512 pré-exames de produtos pré-medidos – contra 190.067 no ano anterior. O número de exames oficiais de itens pré-medidos subiu de 13.719 em 2010 para 15.023 em 2011. Por outro lado, o número de produtos autuados caiu 3,12% em relação a 2010.
“Outro dado importante é que o número de multas caiu enquanto a fiscalização aumento. Isso demonstra que o Ipem está fazendo um trabalho de conscientizar os empresários. Por isso quero parabenizar a direção do Ipem e todos os seus funcionários pelo excelente trabalho que estão realizando” frisou.
Douglas é contra a venda de bebidas alcoólicas em estádios
O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) se posicionou contra a liberação da venda de bebidas alcóolicas nos estádios paranaenses durante a Copa de 2014. Nesta quarta-feira, o Palácio do Planalto e a base aliada da presidente Dilma Rousseff transferiram para os Estados a responsabilidade de decidir sobre o assunto. A ideia é que onde há leis contrárias à venda, como no Paraná, o Estatuto do Torcedor seja ignorado durante a copa.
“O Brasil é um país soberano e não pode ceder às pressões da Fifa nem de seus patrocinadores. Além do mais, bebida em estádio quase sempre termina em violência”, explicou.
Deputados aprovam convite para que superintendente da APPA seja ouvido pela alep
Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21) o convite para que o novo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, preste informações na Assembléia Legislativa.
O pedido foi feito pelo deputado Douglas Fabrício (PPS), que presidiu a CPI que investigou denúncia de irregularidades nos portos paranaenses. “Paranaguá é um dos principais corredores de exportação do Brasil, principalmente no quesito granéis sólidos e congelados. A economia paranaense e a balança comercial brasileira dependem do bom funcionamento do porto. Por isso é importante ouvir os planos do novo superintende para que possamos também contribuir com o trabalho dele”, disse o parlamentar.
Ao todo, Douglas lista nove itens que deverão ser respondidos pelo novo superintendente durante a audiência. Entre eles, qual o plano de desenvolvimento para os portos de portos de Paranaguá e Antonina para os próximos anos, o volume de investimentos, o plano para o serviço permanente de dragagem e para ativação dos terminais públicos de álcool e fertilizantes, entre outros.