março 13, 2012
Douglas discute novos cursos universitários para Guaíra com Alípio Leal
Boa notícia para os estudantes da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná, que pretendem fazer um curso universitário sem precisar se mudar ou viajar todos os dias para os municípios vizinhos. Em breve, o município deve receber mais opções de cursos oferecidos pelas universidades estaduais ou federais.
O assunto foi discutido nesta terça-feira (13), em Curitiba, numa reunião entre o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), a secretária municipal de Educação, Edilaine Ortiz Comunello, e o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto. O encontro foi agendado a pedido do secretário do PPS de Guaíra, Víctor Chamorro Barbosa, que também participou das discussões.
Edilaine explicou ao secretário que os jovens que hoje fazem cursos universitários são obrigados a percorrer diariamente longos trechos até as cidades maiores ou até o Mato Grosso do Sul. E que a única opção local são os cursos técnicos de ensino à distância. “Queremos facilitar a vida dos nossos estudantes e ajudar no desenvolvimento da cidade. E nossa prioridade é oferecer mais cursos na área de humanas”, disse.
Durante o encontro, o secretário de Ciência e Tecnologia adiantou que o governo federal autorizou a instalação de sete novos institutos de Ciência e Tecnologia no Estado. E que, após estudos de viabilidade técnica, uma delas pode ter Guaíra como sede.
Outra possibilidade em estudo é que a Unioeste, instalada em Cascavel, passe a oferecer os cursos em forma de extensão. Este assunto vai ser tratado em breve num encontro entre o prefeito Manoel Kuba e o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff. O encontro foi agendado pelo secretário a pedido do deputado estadual.
“Vamos acompanhar as discussões entre a prefeitura e a Unioeste e ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance. Guaíra é uma das cidades mais importantes do Paraná e está localizada num ponto estratégico do estado. Mas para que o município se desenvolva é preciso oferecer aos jovens educação de qualidade”, disse Douglas.
Deputados aprovam seis indicações de Douglas Fabrício
A Assembléia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (12) seis indicações do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS). Entre elas, a solicitação para que a Cohapar construa 40 unidades habitacionais, do programa Casa da Família Rural, para atender as famílias atingidas pela enchente em Barbosa Ferraz. O pedido foi feito ao deputado pelos vereadores Edenilson Miliossi e Gilson Cassol.
Também foi aprovado o pedido para que a Secretaria da Indústria e Comércio construa, em Araruna, um barracão para abrigar empresas ligadas ao setor de confec&ccedccedil;ões. O pedido é do vice-prefeito, Renato Toaldo. Segundo Toaldo, a cidade já conta com a área para a instalação do empreendimento e, em breve, deve receber uma indústria que vai gerar 180 empregos diretos e 300 indiretos.
As outras indicações pedem a disponibilização de móveis e materiais didáticos para a implantação do curso pré-vestibular no Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, em Fênix; o repasse de recursos para a construção de área coberta no Colégio Estadual Luiz Gonzaga, no distrito de Guarani, em Mamborê; o fornecimento de um ônibus ou van para o transporte de pacientes de Peabiru e ainda a disponibilização de mais policiais para Terra Boa.
“Os pedidos foram aprovados e serão encaminhados às secretarias. Agora, cabe ao governo atender as solicitações. Vamos acompanhar de perto o andamento delas e tentar sensibilizar os secretários para que sejam atendidas o mais rápido possível”, explicou Douglas.
Governo atende solicitação de deputado para Boa Esperança
O governo do Estado autorizou a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) a executar melhorias em 6,4 quilômetros de estradas rurais do município de Boa Esperança. A reivindicação foi feita pelo deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), a pedido do prefeito Cláudio Gotardo e vereadores.
Segundo o prefeito, os trabalhos vão beneficiar duas comunidades, nos trechos entre Boa Esperança a Alto Palmital até o pesque e pague e da estrada que liga a sede do município até o Ribeirão Vermelho. “São duas regiões do município com maior movimento, especialmente utilizados por produtores de leite que encontram dificuldades principalmente em dias de chuva”, justificou o prefeito.
“Quero destacar a importância do trabalho do deputado Douglas em prol de toda a região e nesse caso especialmente para o nosso município. É uma reivindicação antiga que agora será atendida”, enfatizou o prefeito. Segundo o presidente da Codapar, Tino Staniszewski, os serviços serão executados ainda neste mês.
O deputado Douglas lembra que tem várias solicitações em prol de Boa Esperança e continuará trabalhando para que sejam atendidas. “Nossa região ficou muito tempo abandonada pelo governo estadual e por isso temos urgência que nossas reivindicações sejam atendidas”, reforçou o parlamentar.