Pular para o conteúdo

outubro 5, 2011

CPI dos Portos ouve Luiz Antonio Fayet nesta quinta

CPI dos Portos ouve Luiz Antonio Fayet nesta quinta 

O economista Luiz Antonio Fayet será ouvido nesta quinta-feira (5), às 10 horas, pelos deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando irregularidades nos portos de Paranaguá e Antonina.  O depoimento acontece na Assembléia Legislativa, na sala das comissões.

Fayet é economista, membro do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de Paranaguá e consultor em logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ele já atuou também como secretário Geral-Adjunto do Ministério da Fazenda; presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Paraná (BADEP),  diretor de Crédito Rural e presidente do Banco do Brasil; presidente do Banco do Estado do Paraná; e deputado federal pelo Paraná entre 1993 e 1997.

Durante o governo passado, Fayet foi um dos principais críticos das decisões adotadas por Eduardo Requião e Daniel Lúcio de Oliveira, ambos ex-superintendentes da APPA.   Entre as denúncias feitas pelo economista à justiça e ao governo federal estão desvios de cargas, irregularidades em contratos, ineficiência operacional, diminuição do volume exportado por Paranaguá e aumento do preço para exportadores e importadores. 

“Fayet conhece bem a realidade do porto de Paranaguá e do setor portuário brasileiro, e acompanhou de perto as últimas administrações da APPA. Tenho certeza que ele poderá contribuir muito com o trabalho da CPI”, disse o presidente da comissão deputados estadual Douglas Fabrício.

Reunião – Nesta quarta-feira (4), os deputados que compõem a comissão se reuniram para aprovar as futuras convocações. Além dos ex-superintendentes, devem ser ouvidos o atual procurador Jurídico da APPA, Maurício Ferrante, o ex-procurador Maurício Vítor de Souza, além de representantes das empresas Rocha Top, Harbor e do Terminal de Contêineres (TCP). Também foram aprovados pedidos de cópias de contratos que envolvem a construção do Terminal de Fertilizantes e de locação de espaços no porto de Paranaguá.  

 

Tribuna do Interior: Aprovado projeto que beneficia deficientes

O deputados estadual Douglas Fabrício (PPS) aprovou nesta segunda-feira (3) o projeto que cria no Paraná o Certifica-Inclusão e o Selo-Inclusão. O certificado e o selo serão concedidos às pessoas físicas ou jurídicas que adaptarem suas edificações e treinarem seus funcionários para garantir o acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Segundo o último Censo realizado no país, 13,57% da população do Estado é portadora de algum tipo de deficiência, seja ela causada por doença congênita, enfermidade ou traumas. O projeto há havia sido aprovado pelos deputados na gestão passada, mas acabou sendo rejeitado pelo então-governador Roberto Requião.

 

“Minha intenção é eliminar as barreiras arquitetônicas e sociais que dificultem o acesso dos portadores de deficiência a uma vida social normal. Estamos investindo na inclusão para garantir acessibilidade, educação e direito ao emprego”, explicou Douglas.

 

O certificado e o selo serão concedidos pelo governador, após aprovação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e o Conselho Estadual do Idoso. A empresa jurídica que receber o Certificado ou o Selo Inclusão vai poder utilizar a marca em seus produtos ou serviços.

 

“Queremos criar a empresa amiga do deficiente. Vamos reconhecer e incentivar pessoas e empresários que reconhecem os direitos dos cidadãos que enfrentam estes desafios”, afirma Douglas.