Os deputados Douglas Fabricio (estadual) e Rubens Bueno (federal) querem que a Fecilcam seja a sede da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A defesa foi feita pelos dois parlamentares nesta quinta-feira (11), durante encontro com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, em Campo Mourão.
O evento foi realizado no Teatro Municipal e reuniu também a direção da Fecilcam, professores e alunos. O secretário, que fez uma palestra sobre a educação superior no Paraná, está em Campo Mourão para o lançamento da pedra fundamental do futuro campus da Unespar, nesta sexta-feira (12).
A reivindicação dos deputados Douglas e Rubens foi feita a partir da informação de que o governo estuda a possibilidade de contemplar o interior com a sede da futura universidade. “Além da nossa cidade ser geograficamente estratégica, até pelo entroncamento rodoviário, a Fecilcam se destaca entre as faculdades que vão compor essa universidade, por isso vamos entrar nessa briga”, disse o deputado Douglas ao secretário.
O deputado Rubens Bueno citou a famosa frase “todos os caminhos levam a Roma”, para defender que “os caminhos de Peabiru a sede tem de ser em Campo Mourão”. Ele também enfatizou que “quando o assunto é educação, está em discussão as futuras gerações”, reforçando a defesa do projeto de desenvolvimento regional que a universidade contribui para consolidar.
Sobre o lançamento da pedra fundamental do campus, nesta sexta, o secretário disse que é um símbolo do compromisso com a educação superior gratuita e de qualidade. “Viemos para consolidar um compromisso que firmamos logo no início do mandato com a direção da Fecilcam e com os deputados Douglas e Rubens”, ressaltou o secretário.