agosto 12, 2011
Douglas e Rubens no lançamento da pedra fundamental do campus da Unespar
A solenidade do lançamento da pedra fundamental do campus da futura Universidade Estadual do Paraná (Unespar), nesta sexta-feira (12), em Campo Mourão, contou com as presenças dos deputados Douglas Fabricio (estadual) e Rubens Bueno (federal). Ambos lembraram da ligação que têm com a Fecilcam e da luta para a transformação em universidade. Do evento participaram também o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alipio Leal, o presidente da Comcam, Fábio D´Alécio, o diretor da Fecilcam, Carlos Aleixo e dezenas de lideranças locais e regionais. O campus fica na saída para Cascavel, às margens da BR-369, em terreno doado pela família Turci. O diretor Carlos Aleixo agradeceu e conclamou a continuidade da união política em torno da universidade regional. Ele destacou o empenho dos deputados Rubens Bueno e Douglas Fabricio, que no início do governo estiveram com a direção da Fecilcam em audiência com o secretário, o que resultou na liberação de R$ 1,3 milhão para o início das obras. Da articulação dos dois deputados, o secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi, também assegurou mais R$ 2 milhões no orçamento do Estado para o próximo ano, para garantir a continuidade das obras. “Esse é um momento marcante em minha vida, que tenho contato com a Fecilcam desde quando vinha de Roncador estudar aqui, onde me formei em Administração e onde também fui professor. Agora como político é um orgulho poder contribuir para que nossa faculdade se torna universidade”, disse o deputado Douglas, ao citar a história da faculdade, que era municipal, tornou-se estadual graças ao trabalho e influência política do então deputado estadual Rubens Bueno. O deputado Rubens Bueno lembrou que o precursor da faculdade em Campo Mourão foi o falecido bispo Dom Elizeu Simões Mendes. “Esta faculdade nasceu da visão e da capacidade de mobilização do nosso Dom Elizeu”, frisou Bueno, ao resgatar também a sua articulação política como deputado na época para derrubar o veto do governador e conseguir estadualizar a faculdade. “Isso tudo é resultado de muito esforço e vontade. E quando há vontade dá certo. E hoje está dando certo pela vontade do nosso secretário Alípio”, completou Bueno, que assim como o deputado Douglas também foi convidado a depositar exemplares de jornais e documentos na pedra fundamental do campus.
Douglas e Rubens defendem sede da universidade em Campo Mourão
Os deputados Douglas Fabricio (estadual) e Rubens Bueno (federal) querem que a Fecilcam seja a sede da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A defesa foi feita pelos dois parlamentares nesta quinta-feira (11), durante encontro com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, em Campo Mourão.
O evento foi realizado no Teatro Municipal e reuniu também a direção da Fecilcam, professores e alunos. O secretário, que fez uma palestra sobre a educação superior no Paraná, está em Campo Mourão para o lançamento da pedra fundamental do futuro campus da Unespar, nesta sexta-feira (12).
A reivindicação dos deputados Douglas e Rubens foi feita a partir da informação de que o governo estuda a possibilidade de contemplar o interior com a sede da futura universidade. “Além da nossa cidade ser geograficamente estratégica, até pelo entroncamento rodoviário, a Fecilcam se destaca entre as faculdades que vão compor essa universidade, por isso vamos entrar nessa briga”, disse o deputado Douglas ao secretário.
O deputado Rubens Bueno citou a famosa frase “todos os caminhos levam a Roma”, para defender que “os caminhos de Peabiru a sede tem de ser em Campo Mourão”. Ele também enfatizou que “quando o assunto é educação, está em discussão as futuras gerações”, reforçando a defesa do projeto de desenvolvimento regional que a universidade contribui para consolidar.
Sobre o lançamento da pedra fundamental do campus, nesta sexta, o secretário disse que é um símbolo do compromisso com a educação superior gratuita e de qualidade. “Viemos para consolidar um compromisso que firmamos logo no início do mandato com a direção da Fecilcam e com os deputados Douglas e Rubens”, ressaltou o secretário.