Pular para o conteúdo

maio 19, 2011

Deputado anuncia convênio da Santa Casa com o governo

 

A Santa Casa regional vai passar a integrar a rede de urgência e emergência, além da rede materno-infantil do Paraná, através do convênio HOSPSUS. O anúncio foi feito pelo secretário estadual Michelle Caputo ao deputado estadual Douglas Fabricio (PPS), durante o encontro entre lideranças políticas da Comcam e o secretariado do governo, em Curitiba. A direção da Santa Casa e a 11ª Regional de Saúde também já foram comunicadas, em Curitiba, durante audiência com a assessoria de gabinete da Secretaria.

 

Segundo o deputado, por esse convênio a Santa Casa receberá R$ 120 mil/mês para atendimento de urgência e emergência, além de R$ 40 mil/mês para atender a área de maternidade (gestantes e recém-nascidos). “Já conseguimos sensibilizar o governo para a continuidade das obras do pronto socorro e da maternidade, para as quais já foram liberados recursos. Esse novo convênio, agora, é um passo muito importante para consolidar a Santa Casa como hospital regional, que é o que sempre defendemos”, frisou o deputado.

 

Ao falar às lideranças da Comcam, reunidos no Palácio das Araucárias nesta semana, o secretário Caputo reafirmou o compromisso firmado com o deputado Douglas durante visita a Campo Mourão. “As santas casas de Campo Mourão e Goioerê prestam atendimento regionalizado e de qualidade comprovada. O Estado necessita desses serviços e por isso vamos estabelecer essa parceria”, justificou o secretário.

 

O presidente da Santa Casa, Elmo Linhares esteve nesta semana com o deputado Douglas, no gabinete parlamentar, em Curitiba, onde foi agradecer pelas ações em prol do hospital e formalizar novas reivindicações. Douglas anunciou ainda que na próxima semana vai solicitar formalmente à Assembleia Legislativa que as santas casas sejam incluídas no próximo repasse de recursos economizados pelos deputados.

Deputado recebe propostas da Comcam para o PPA

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) se reuniu nesta quinta-feira (19), em Curitiba, com o prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, Fábio D´Lécio, para discutir as propostas dos municípios da região que devem ser incluídas no Plano Plurianual de 2012-2015. 
 

O PPA, que deve ser discutido e votado ainda no primeiro semestre pelos deputados, define os objetivos e metas do governo e estabelece os projetos e os programas de longa duração do executivo estadual. As propostas recebidas por Douglas foram escolhidas a partir de reuniões realizadas na região e também no encontro desta semana entre prefeitos e secretários estaduais.

 

 

“Por isso era tão importante que os prefeitos participassem do evento. As propostas visam melhorar a saúde, a educação e a infra-estrutura dos municípios, possibilitando que a Comcam esteja pronta para receber novos empreendimentos e investimentos”, disse Fábio D´Lécio.

Douglas explicou que “as propostas foram discutidas na Comcam e em Curitiba, mas é na Assembléia que elas são aprovadas, com os votos dos deputados. Daí a importância da região ter representantes na casa".

Entre os pedidos, estão, por exemplo, a ampliação das santas casas de Campo Mourão e Goioerê, a criação de um aeroporto regional e de ramais ferroviários, um maior investimento nas rodovias intermunicipais, na construção de casas populares e a criação do Consórcio de Desenvolvimento da Comcam.

“São propostas sérias que vão nos ajudar a fortalecer a Comcam. Elas não privilegiam nenhum município em particular, mas toda região. Não há mais espaço na política para projetos individuais. É hora de nos unirmos e pensarmos de forma organizada. Só assim será possível conseguir um crescimento regional, onde todos vão poder ganhar”, defendeu Douglas.

Encontro em Curitiba aproximou governo da Comcam, diz Douglas

O deputado estadual Douglas Fabrício disse nesta quarta-feira, 18, que o encontro entre os prefeitos, vereadores e lideranças de Campo Mourão com o governador Beto Richa e os secretários estaduais aproximou o executivo estadual das necessidades da população, o que pode agilizar a liberação de recursos e a inclusão dos municípios da Comcam nos programas em andamento no Paraná.
             

 

Como exemplo, o deputado citou a construção de casas populares pela Companhia de Habitação do Paraná. No encontro, o presidente da Cohapar, Munir Chaowiche, anunciou que a meta é atingir cem mil residências nos próximos quatro anos. Durante a palestra, ele explicou como os municípios da Comcam podem participar do projeto.
             

 

Outro ponto importante do seminário, segundo o deputado, foi o avanço na discussão do financiamento e criação do Conselho de Desenvolvimento Regional, além do fortalecimento da parceria entre a secretaria de Saúde e os hospitais da região.
             

 

“Se pensarmos isoladamente perdemos força e a região não avança. A intenção de todos que participaram do encontro é melhorar a vida da população. Mas isso só vai acontecer se superarmos nossas diferenças políticas e trabalharmos em parceria e sintonia”,disse o deputado.
             

 

Douglas também agradeceu o esforço e o empenho dos mais de cem líderes que vieram para a capital para participar dos dois dias do encontro. “Foi um debate amplo, plural e democrático. Vieram para cá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os partidos. Alguns me apoiaram na eleição, outros não. Não houve discriminação. Afinal, meu compromisso é com a população e não posso prejudicar o povo por causa de diferenças políticas menores”, explicou.