Deputado Douglas vai retomar luta contra o bullying no Paraná
Um dos projetos de lei do deputado estadual Douglas Fabricio (PPS) no primeiro mandato foi o que previa o combate ao bullying (agressão física ou psicológica no ambiente escolar). O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas vetado pelo então governador com a justificativa de que “não era de interesse público”. O assunto, porém, hoje é tema de seminários, reportagens e dos mais diversos estudos em todo o país. Por isso, o deputado diz que vai reapresentar o projeto para que possa ser implantado no atual governo.
No domingo (27), o programa Fantástico, da Rede Globo, mais uma vez trouxe a público a discussão. Entre os dados, estão que 90 por cento das crianças que sofrem bullying não contam para os pais. O programa disponibilizou ainda um número para ouvir relatos de agressões e recebeu quase 100 telefonemas. “Está claro que o bullying é um problema presente em todas as escolas, seja pública ou particular”, analisa o deputado, que recentemente já teve o apoio verbal do secretário estadual de Educação, Flávio Arns, ao seu projeto.
Na reportagem da TV Globo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, trouxe uma definição para o bullying: é toda violência intencional que ocorre em território escolar, de forma repetitiva, onde a vítima está numa situação desfavorável. Segundo o deputado Douglas, os exemplos mais comuns são apelidos pejorativos ou discriminatórios que geralmente colocam o aluno numa situação de humilhação em relação aos demais.
O parlamentar defende que o Estado, através da Secretaria da Educação, adote medidas de combate a esse problema. “Agora temos no governo alguém com visão moderna da sociedade e tenho certeza que tanto o governador Beto Richa quanto seu vice são sensíveis a essa questão. É preciso reunir especialistas sobre o assunto para definir a melhor forma de combater esse problema”, complementa Douglas.