Pular para o conteúdo

março 29, 2011

Deputado Douglas vai retomar luta contra o bullying no Paraná

Um dos projetos de lei do deputado estadual Douglas Fabricio (PPS) no primeiro mandato foi o que previa o combate ao bullying (agressão física ou psicológica no ambiente escolar). O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas vetado pelo então governador com a justificativa de que “não era de interesse público”. O assunto, porém, hoje é tema de seminários, reportagens e dos mais diversos estudos em todo o país. Por isso, o deputado diz que vai reapresentar o projeto para que possa ser implantado no atual governo.

 

No domingo (27), o programa Fantástico, da Rede Globo, mais uma vez trouxe a público a discussão. Entre os dados, estão que 90 por cento das crianças que sofrem bullying não contam para os pais. O programa disponibilizou ainda um número para ouvir relatos de agressões e recebeu quase 100 telefonemas. “Está claro que o bullying é um problema presente em todas as escolas, seja pública ou particular”, analisa o deputado, que recentemente já teve o apoio verbal do secretário estadual de Educação, Flávio Arns, ao seu projeto.

 

Na reportagem da TV Globo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, trouxe uma definição para o bullying: é toda violência intencional que ocorre em território escolar, de forma repetitiva, onde a vítima está numa situação desfavorável. Segundo o deputado Douglas, os exemplos mais comuns são apelidos pejorativos ou discriminatórios que geralmente colocam o aluno numa situação de humilhação em relação aos demais.

 

O parlamentar defende que o Estado, através da Secretaria da Educação, adote medidas de combate a esse problema. “Agora temos no governo alguém com visão moderna da sociedade e tenho certeza que tanto o governador Beto Richa quanto seu vice são sensíveis a essa          questão. É preciso reunir especialistas sobre o assunto para definir a melhor forma de combater esse problema”, complementa Douglas.

Douglas pede ações do Estado em prol de escolas de Goioerê

Quatro indicações do deputado estadual Douglas Fabricio (PPS) apresentadas na sessão desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, solicitam ações do governo do Estado em benefício de estabelecimentos de ensino no município de Goioerê. As proposições receberam apoio unânime dos deputados.

 

O deputado solicita a construção e iluminação da quadra de esportes da Escola Estadual Jaracatiá. Para a mesma escola, localizada no distrito, Douglas também pede a construção de duas salas de aula. Para a Escola Maria Antonieta, na sede do município de Goioerê, foi solicitada a execução de obras e melhorias no CEEBJA, enquanto para o Colégio Estadual Duque de Caxias, construção de auditório e duas salas de aula.

 

“A educação é uma das áreas que deve ser tratada com prioridade pelo Estado e nosso trabalho é para que alunos e professores possam desenvolver suas atividades da melhor maneira possível”, justificou o parlamentar, que vai retomar a luta para implantar a lei de combate ao bullying nas escolas, bem como para a instalação de ar condicionado.