Pular para o conteúdo

Douglas é entrevistado pela TV Sinal sobre pesquisa eleitoral

A polêmica sobre a divulgação das pesquisas eleitorais foi o tema de uma entrevista que a TV Sinal fez com o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) nesta segunda-feira (29). O assunto, que foi discutido pelo PPS estadual nesta segunda, também tramita na pauta da CCJ, da qual o deputado é membro, através de projeto que prevê proibição de pesquisas.

Como membro da CCJ, o parlamentar explica que a proposta esbarra na constitucionalidade. “Defendo a liberdade, as pessoas têm direito de serem informadas”, justifica Douglas. O que ele defende são critérios mais rigorosos na metodologia e a punição severa ao instituto que divulgar pesquisas com diferença muito grande da margem de erro.

“Sabemos que uma parcela da população tende a votar em quem está na frente da pesquisa e isso infelizmente prejudica o processo eleitoral. Neste ano, por exemplo, a pesquisa para o Senado aqui no Paraná errou feio, por isso defendo multa pesada para os institutos”, salienta Douglas, ao citar os percentuais divulgados sobre as candidaturas de Roberto Requião e Gustavo Fruet.

PPS – Com o tema “Margem de erro: o jogo eleitoral das pesquisas de opinião”, o PPS realizou um seminário em Curitiba, com explanações de cientistas políticos, como Luiz Domingos. Ele chamou atenção para o poder das pesquisas sobre a definição do voto útil e estratégico.

Outras notícias