Pular para o conteúdo

Turismo: Douglas Fabrício participa da Festa da Tilápia no Tacho

Prato típico de Rancho Alegre do Oeste, a festa que reuniu cerca de 1800 pessoas, contou nesta edição com a presença do Secretário de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Licenciado Douglas Fabrício. Neste ano a festa substitui a Expo-Rancho na comemoração dos 25 anos de Rancho Alegre do Oeste.

A convite da prefeita municipal, Suely Alves Pereira da Silva, o Secretário e Deputado Douglas Fabrício esteve na festa e elogiou a organização do evento.

“Quero parabenizar a prefeita Suely e toda a sua equipe por este belo e grande evento. Além de ser uma iguaria deliciosa, a festa movimenta o turismo da COMCAM, do município e leva o nome de Rancho Alegre do Oeste a novas fronteiras”, destacou Douglas Fabrício.

Para o vice-prefeito de Rancho de Alegre do Oeste, Adão Primo, esta festa é um marco na história da cidade.

“Não é qualquer cidade que comemora 25 anos da forma que o Rancho Alegre comemora hoje. Estamos em grande crescimento e isto é fruto da parceria com grandes lideranças como o Secretário e deputado Douglas Fabrício”, destacou Adão.

Já a prefeita do município, Suely Alves Pereira da Silva, destacou as prioridades para a realização da festa.

“Queremos sempre que nossos visitantes saiam de Rancho Alegre querendo voltar no próximo ano. Com certeza, esta é uma marca de qualidade do nosso evento. Desta forma, queremos que nossa festa cresça a cada ano e a presença do Secretário de Estado Douglas Fabrício mostra esta evolução”, finalizou Suely.

O preparo da Tilápia no Tacho

Retira-se a Tilápia do açude com um dia de antecedência ao abatimento, colocando-as em tanques de depuração, em seguida faz-se a sangria, lavagem e evisceração completa, porém não é feito o descabeçamento. Após esses passos obtem-se um peixe inteiro, limpo e eviscerado, com a média de 800 gramas.

Após a limpeza faz-se 04 cortes rasos, em diagonal, em cada um dos lados do peixe. Em seguida faz se uma mistura de todos os ingredientes dos temperos ficando com uma composição seca onde este deve ser aplicados de forma uniforme sobre a tilápia na proporção de 50 gramas para cada peixe.

Deixa a tilápia curtir no tempero seco por 40 minutos e em seguida prepare uma salmoura com água, limão rosa, gengibre ralado, acrescentando uma pequena porção de tempero seco, mergulhando a tilápia onde esta deve ficar submersa na calda por 30 minutos. Decorrido este tempo, retira-se colocando-a para escorrer, onde em seguida passa no Fubá para posteriormente levar ao tacho para fritar.

Enquanto prepara-se concomitantemente o molho de Shoyo com legumes, onde leva ao fogo brando a Maizena dissolvida posteriormente na água, acompanhada do shoyo, do gengibre ralado e do açúcar. Vai mexendo até que o molho incorpore, para acrescentar em seguida os legumes já pré-cozidos, reservando-os. O tacho recomendado para a fritura é de 10 litros, contendo pelo menos 07 litros de óleo de soja bem quente.

Quando a Tilápia no processo de frituras apresentar um aspecto dourada e crocante de ambos os lados, retira-se do tacho colocando em travessas apropriadas onde esta tem como guarnição o molho de shoyo com Legumes reservados acompanhados de Limão fatiado, ficando pronta para ser servida ainda quente.

Por fim, a origem do prato vem do piscicultor Gilberto Alves Pereira e sua esposa Professor Veranice Tiburcio Pereira que são os idealizadores do prato típico de Rancho Alegre do Oeste, a Tilápia no Tacho.

 

Outras notícias